Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 18 de dezembro de 2014 Hora Certa 04h15

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

Tamanho da Fonte    -A   A   +A

17/11/2011 10:09:00

Fundação Ruben Berta: remédios não comercializados no Brasil com isenção de impostos

Comunicao

Colegas que precisam de remédio não comercializado no País, com receita médica, podem obtê-lo com isenção de impostos por meio da Fundação Ruben Berta (FRB). Há 20 anos, a fundação realiza os procedimentos necessários para a importação de medicamentos. Para tanto, a FRB conta com distribuidores europeus e norte-americanos.

“Assumimos a intermediação entre pacientes e distribuidores, desde a encomenda, o acompanhamento, a retirada, até a entrega, além do contato com a Vigilância Sanitária e a Receita Federal”, explica a assistente de Gerência da FRB e responsável pelos pedidos, Maria  Alice  Castelão Dias Marchezepe.

Cada compra não deve ultrapassar três mil dólares, ou o equivalente a esse valor em outra moeda. O pagamento pode ser feito de duas formas: cartão de crédito internacional ou remessa ao exterior. Os interessados em adquirir o remédio pagam o valor total da compra mais o frete dos Correios.

Documentos necessários

Na solicitação inicial, os interessados devem apresentar receita médica original, escrita em português; cópias simples do RG (ou certidão de nascimento, em caso de menor de idade); CPF; comprovante de residência do paciente, conforme orientação da Fundação Ruben Berta. Junto a esses documentos, também deve ser apresentado o laudo médico, válido por 12 meses. Em caso de paciente menor de idade ou impossibilitado de assinar, também são necessárias cópias simples do RG e do CPF do responsável.

O solicitante também precisa preencher um cadastro com dados pessoais, como endereço e telefone, além de assinar um consentimento de débito do valor no cartão de crédito para adquirir medicamento na Europa ou nos EUA. Se a opção for o pagamento por remessa ao exterior, o comprovante do depósito na conta do distribuidor deve ser encaminhado à instituição por e-mail.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo e-mail medex@frb.org.br ou pelo telefone (11) 5041-9623, com Maria Alice.

Manter o elemento P